Existem buscas em nós que são intrínsecas ao ser humano. Está presente em nossa natureza, como o ar que respiramos. São nossas inspirações e expirações na vida. O que recebemos dela e como nos expressamos nela.
São os Purushartas ou os propósitos do ser humano.
O primeiro propósito é o mais básico deles, chama-se ARTHA.
A segurança necessária para o nosso desenvolvimento. Pode ser desde o nosso instinto de sobrevivência até o desejo da prosperidade material, de si mesmo de dos seus.
A busca pela prosperidade, segurança e estrutura material é fundamental para o nosso desenvolvimento espiritual. Precisamos de uma estrutura material para chegarmos à espiritual.
O desequilíbrio acontece quando, pela ignorância, somos acometidos pelo desejo deste propósito ser nossa meta final. E desprezamos nosso valores e virtudes, e até mesmo a saúde , que é a vida em nós, para alcançarmos a riqueza material.
A riqueza material nos trás a felicidade quando compartilhada, gerando o fluxo natural da vida.
E esta compreensão nos leva para o segundo propósito do ser humano, KAMA . O prazer e a felicidade.
Apreciar o belo da vida e usufruir dos prazeres que ela nos oferece nos leva à felicidade.
Desde que ela não seja também nossa meta final, o desequilíbrio acontece quando nos apegamos as sensações dos sentidos e nos tornamos na vida , um caçador de prazer e repulsor da dor. Não viver o que é necessário e buscar somente a satisfação sensorial.
Alinhar os dois propósitos entre a prosperidade e a felicidade, é um caminho certo para encontrarmos com nosso terceiro propósito, o DHARMA.
Nossa missão em expressar nossos talentos e desenvolver nossas dificuldades . A vida torna-se uma experiência a ser vividas, sem perdas. Tudo é ganho e aprendizado. Nos tornamos observadores do nosso destino e aprendizes da vida.
Aceitamos com honra os nossos tropeços , aprendemos a lição vivida para que possamos mudar de fase.
Agradecemos com honra nossos dons e talentos e fazemos deles algo para tornar o mundo melhor.
Assim estaremos prontos para realmente viver nosso propósito espiritual , que é nosso quarto objetivo , MOKSHA .
A libertação das lições da vida até chegarmos a purificação e assim nos libertar dos ciclos de nascimento e morte.
É a maestria nas decisões , usando o livre arbítrio na sabedoria plena do viver. É nos tornarmos verdadeiramente livres com a convicção que o mundo é o reflexo de mim mesmo.