Os Mudras são conhecidos como o Yoga das mãos, em sânscrito significa postura / selo.
Usados para focalizar energia sutil, transmitir ensinamentos através de símbolos e conferir equilíbrio psíquico, esses gestos manuais ajudam a canalizar o fluxo de energia, equilibrando os cinco elementos dentro do corpo.
Tocando as pontas dos dedos ou as pontas dos dedos em outras partes das palmas, essa energia livre (Prana) é redirecionada de volta ao corpo pelos canais especificados, de volta ao cérebro. A energia é redirecionada, e viaja pelo sistema nervoso, estimulando os chacras.
Padma significa lótus e este mudra se assemelha a uma flor de lótus desabrochando. É a representação visual do espaço sagrado do coração.
O Mudra de Lótus abre o chacra cardíaco e é um símbolo de pureza. Uma flor de lótus fica na superfície do lago, abrindo-se para o sol enquanto suas raízes permanecem profundamente enterradas no fundo lamacento, mantendo-a firme e forte. É o símbolo de luz e beleza emergindo da escuridão.
A mensagem deste mudra é permanecer conectado às suas raízes, abrir-se para a luz e perceber que a maior sensação de estabilidade na vida é um coração aberto.
Por que praticar o Mudra de Lótus?
A prática deste mudra, faz você lembrar que a própria essência do seu Eu interior é o amor e a bem-aventurança. Pratique este mudra sempre que se sentir fechado na energia do coração e desejar se lembrar de sua beleza e integridade inatas.
Como fazer o Lotus Mudra
Sente-se confortavelmente em posição de meditação, junte a base das palmas no centro do coração, tocando os polegares e os dedos mínimos. Abra o resto dos dedos como a flor de lótus se abrindo em direção à luz do sol. Feche os olhos e respire profundamente várias vezes.
Ficar na posição de 15 a 30 minutos.
Benefícios
Após este mudra, você deve se sentir aterrado e forte como uma flor de lótus, enquanto abre seu coração para as alegrias da vida.
O Padma Mudra auxilia a eliminar mal-entendidos, a liberar a tensão e também é praticado para aumentar o elemento fogo no corpo.
Você pode usá-lo para ampliar o amor e o afeto, amenizando o sentimento de solidão.
Experimente abrir o seu coração, vivenciando esse mudra